Escrito por Brian K. Vaughan e desenhado por Pia Guerra, Y: O Último Homem é uma obra da Vertigo, braço mais autoral da DC comics, em que conta a história dos últimos seres no planeta terra com o cromossomo Y, ou seja, sexo masculino. São eles o nosso protagonista e o seu macaco, respectivamente Yorick e Ampersando (nome dado ao símbolo "&").
A história inicia-se apresentando ao leitor alguns personagens que serão pontos chaves de vários acontecimentos futuros. A princípio é mostrado Yorick pedindo a sua namorada Beth, que está no outback australiano neste momento, em casamento. Antes disso são mostrado os demais: Mãe do protagonista (participante do governo), doutora Alisson Mann (Geneticista), agente 355 (mulher que trabalha com um grupo secreto denominado de círculo culper), Hero (bombeira e irmã do nosso protagonista). Logo após uma breve explanação dos personagens é apresentado aos leitores a grande catástrofe, a morte de todos os homens do mundo e as suas consequências. Sem uma resposta concreta para o seu pedido de casamento, Yorick entra em uma cruzada em meio a um mundo catastrófico infestado de mulheres.
E onde está a cabeça dessas mulheres? Estão todas malucas! Sim, isto é um fato, com a criação de diversos grupos com poder bélico e influências nos países, alguns deles anti-governamentais, outros que acreditam que a catástrofe foi obra da mãe natureza e, consequentemente, a sobrevivência do nosso protagonista deve ser corrigida com a sua morte, e sem contar com as consequências desses grupos nos países. Por exemplo a Austrália era o único país que possuia mulheres em seus submarinos e, após o caos, se tornou a nação que domina os 7 mares (Raínhas dos Sete Mares). Entretanto também existem as mulheres que não querem sobreviver sem um homem e por isso anseiam a sua volta, com isso provarão estar extremamente loucas, piradas e piriguetes quando algumas encontrarem Yorick. E isso demonstra ser um perigo tão grande como qualquer outro supracitado para o nosso carinha com o seu macaco.
A maneira com que foi escrita essa HQ é bastante parecida como são contadas as histórias em quadrinhos dos nossos vizinhos orientais. Ela possui um único grande arco em que os personagens vão mudando, evoluindo ou regredindo, com o passar do tempo. Entretanto não deixa de possuir pequenos arcos dentro desse principal, arcos estes em que são contadas histórias dos personagens e suas estadias em determinadas localidades.
Y:The last man, título original, é uma HQ imperdível para quem gosta de quadrinhos. O ritmo dela é incrivel, o final de cada capítulo gera dúvidas e suspenses (cliffhangers) que nos deixa com a cabeça a mil esperando por mais no próximo capítulo. Os traços e colorização estão simples, porém, bem bonitos, para mim isso trás um diferencial muito bem bolado para a revista, tanto que, após ler um quadrinho do homem aranha que os traços e cor possuem uma característica bem detalhada, me surpreendi como a simplicidade dos traços para O Último Homem caem como uma luva.
Uma HQ digna do nome! Estou ansioso para ler o último volume que, provavelmente, sai em 2013 aqui no brasil! Com traços, história, evolução, cliffhangers e cores bem idealizadas, minha nota para esse mártir das revistas em quadrinhos, que também gerou uma série de trabalhos na televisão (Lost) para Brian K. Vaughan, é de, em uma escala 0/10, 8.5!
Nenhum comentário:
Postar um comentário