Acordado dentro de uma caverna infestada de monstrinhos, sem nenhuma memória do que aconteceu antes nem do seu próprio nome. É assim que começa Cave Story (ou Dokutsu Monogatari). Ele é um jogo indie (independente) criado quase que completo por Daisuke Amaya, também conhecido como Pixel. Ele provou que as vezes não se precisa de tanta complexidade para produzir um jogo bem feito, basta ser criativo, o que, sejamos sinceros, algumas produtoras estão esquecendo de ser.
Um jogo de plataformas e ação com uma pitada de Bullet Hell (ok, nem tão hell assim), utilizando de equipamentos que ao passar do tempo vamos conseguindo nas nossas aventuras. Ele nos mostra ser um jogo um tanto ruim no inicio, quando não possuimos nossas armas destruidoras de grandes exércitos (MWHAHAHAHA!), porém, ao conseguir a nossa primeira pistol(inha), nosso bonequinho pixelado inicia a sua destruição pelo caminho até encontrar o primeiro vilarejo, dos Mimigas. Eles são criaturas que vivem no interior das cavernas onde o nosso aventureiro acordou. Entretanto nem tudo são flores, esses tais Mimigas estão sendo intimados frequentementes por seres subordinados do "Doutor", um tal vilão o qual não demonstra piedade com esses seres fofos que parecem coelhinhos saltitantes. E isso tudo mais parece uma desculpa para descer bala em tudo o que iremos encontrar (Ok! Este não é um jogo com uma fórmula tão simples assim).
Cave Story é um marco da industria independente de games, onde até hoje estão lançando e relançando este jogo, como recentemente foi feito na plataforma 3DS com o Cave Story 3D. Vemos isso quando percebemos o quão diverso este jogo é, com uma história bem produzida, arsenal de armas (e as suas evoluções), e incontáveis cavernas com as quais encontraremos. Mesmo depois de finalizado ainda podemos nos deparar com coisas novas, é impressionante a quantidade de conteúdo que este jogo possui. Sem contar com a arte e a música, que também foram produzidas por nosso grande Pixel, que, juntas, constroem uma marca característica do jogo.
Dokutsu Monogatari é impressionante. Esta é a palavra certa para este jogo. Pois ele é um jogo que, quando inicialmente jogado, não esperamos grande coisa o que gera um "plot twist" em nossa cabeça. Mudamos nossa posição quanto ao jogo a medida que o jogamos, passando de um jogo divertido e casual, para um jogo que merece esforço e dedicação que serão recompensados no final dele. Não esquecendo que o mesmo é um jogo independente, minha nota para ele é de 7.8. É um jogo acima da média, que merece dedicação, com uma história complexa e conteúdo para até mesmo aquele que já finalizou.
Para aqueles que querem ter a oportunidade de conhecer-lo melhor, foi criado por um fã um site com o qual possui o jogo na sua versão para PC (primeira versão do jogo, é freeware). O site também possui bastante conteúdo, desde forum até artes de fãs, informações adicionais, entrevistas, guias, FAQ e muito mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário